Folha de S. Paulo


Plano B alivia trânsito no corredor norte-sul em SP

Após um dia de longo congestionamento com a implantação da faixa exclusiva para ônibus no corredor norte-sul, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) resolveu criar hoje um plano B para evitar novas lentidões no trecho do viaduto Indianópolis pela avenida Moreira Guimarães, sentido zona norte. Ontem este foi o maior gargalo da via e chegou a registrar 4 km de congestionamento pela manhã.

Para garantir a fluidez tanto de carros quanto de ônibus, nesta terça-feira (6) os agentes da companhia bloquearam dois trechos das avenidas Ceci e Jurema. A ideia é restringir o tráfego de carros nas vias perpendiculares da Moreira Guimarães até a alameda dos Guaiases.

Com isso, os motoristas que vinham da avenida dos Bandeirantes e do Jabaquara tinham de dar uma volta para entrar na Moreira Guimarães, disciplinando o tráfego e evitando a lentidão da via no sentido zona norte. A interdição foi das 6h às 10h.

Pelo trecho, por volta das 9h30 havia apenas 1 km de congestionamento na manhã desta terça e a reportagem da Folha percorreu o caminho entre o aeroporto de Congonhas e o túnel Anhangabaú em 35 minutos.

De acordo com o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, a decisão de restringir o tráfego na região equacionou o problema. "Antes estudávamos a possibilidade de realizar um bloqueio no retorno da avenida Indianópolis. Agora não há mais essa necessidade", disse.

Tatto também fez um balanço dos dois dias de funcionamento das faixas de ônibus. De acordo com ele a iniciativa é um sucesso, pois os ônibus que circularam pela faixa exclusiva estão, em média, 6 km/h mais rápidos. Antes, os coletivos trafegavam a 14km/h e agora passam pelo corredor norte/sul a uma velocidade média de 20km/h.

Editoria de Arte/Folhapress

SENTIDO AEROPORTO

Apesar do plano B para o sentido zona norte, o corredor norte-sul voltou a registrar congestionamento de carros para quem seguia na direção do aeroporto de Congonhas. Durante toda a manhã houve lentidão desde a praça da Bandeira até o viaduto João Julião da Costa Aguiar.

Na média, segundo os boletins divulgados pela CET, foram registrados 8,4 km de lentidão na via, sentido zona sul. A reportagem da Folha percorreu o trecho por volta das 9h e levou cerca de 50 minutos de ponta a ponta. Ontem, no mesmo horário, era possível ir do centro até o aeroporto de Congonhas em 30 minutos.

Segundo Jilmar Tatto, o congestionamento no sentido bairro é um problema crônico não causado pela faixa exclusiva de ônibus. "O gargalo é o estreitamento da pista por conta das obras do monotrilho", explicou o secretário.


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