Folha de S. Paulo


Pelo 2º dia seguido, 23 de Maio é o corredor mais congestionado de SP

No segundo dia de funcionamento da faixa de ônibus exclusiva no corredor norte-sul em São Paulo, o motorista que passou pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães e Washington Luís, sentido zona sul, encontrou cerca de 8 km de congestionamento, na manhã desta terça-feira (6).

Segundo o mapeamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), esta foi a via mais congestionada na cidade durante toda a manhã. De acordo com a SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal), os ônibus que circularam ontem (5) pela faixa exclusiva registraram velocidade acima de 20 km/h. Antes, era ao menos a metade. Os dados de hoje ainda não foram divulgados.

De acordo com a companhia, a lentidão, por volta das 11h50 seguia da praça da Bandeira até o viaduto João Julião da Costa Aguiar. A reportagem da Folha percorreu o trecho e levou cerca de 50 minutos de ponta a ponta. Ontem, no mesmo horário, era possível ir do centro até o aeroporto de Congonhas em 30 minutos.

No sentido contrário, quem usou o corredor norte - sul encontrou, às 11h50, 1 km de congestionamento. A lentidão ia do viaduto João Julião da Costa Aguiar até a alça de acesso à avenida Indianópolis, pela avenida Moreira Guimarães, trecho problemático desde a inauguração da faixa exclusiva de ônibus ontem.

Por ali foi possível ver, no entanto, uma melhora no tráfego na comparação com o primeiro dia de segregação de faixas no corredor. A CET bloqueou dois trechos das avenidas Ceci e Jurema, para evitar assim que mais carros entrassem na Moreira Guimarães e congestionassem ainda mais o trecho. Nas duas avenidas houveram interdição até a rua Guaiases, das 6h às 10h.

Seguindo o corredor até o túnel Anhangabaú, a reportagem levou cerca de 25 minutos. Na segunda-feira, para percorrer todo o trecho entre o aeroporto e o centro, no mesmo horário, era necessário gastar 1h20.

Tanto no sentido zona sul quanto no sentido zona norte foi possível ver, a exemplo de ontem, diversos motoristas invadindo a faixa dedicada aos coletivos em diversos pontos. Por enquanto, ainda não há punição para quem realizar a manobra. A CET planeja multar os infratores somente a partir de semana que vem.

De acordo com a CET, o fim das férias escolares fez com que a cidade recebesse cerca de 3,8 milhões de carros. O volume é 20% superior ao número de veículos encontrados nas ruas e avenidas de São Paulo em julho.

Com a faixa exclusiva inaugurada nesta segunda-feira no corredor norte - sul, a cidade de São Paulo tem agora 222 km de faixas exclusivas para ônibus. 100 km foram implantados em 2013.


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