Folha de S. Paulo


PT quer abrir CPI da Siemens na Assembleia de SP

O PT começou a coletar assinaturas para tentar abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Assembleia Legislativa e investigar o envolvimento de membros do governo de São Paulo no caso Siemens. Dos 94 deputados estaduais, a maioria apoia o governador Geraldo Alckmin e apenas 24 fazem oposição.

Como mostrou reportagem da Folha de hoje, a multinacional alemã afirma que um cartel atuava nas licitações de trem e metrô do Estado com aval das administrações tucanas.

Cade rebate acusações do governo de São Paulo sobre caso Siemens
SP acusa Cade de agir como 'instrumento' para prejudicar governo do PSDB
Siemens diz que governo de São Paulo deu aval a cartel no metrô
Polícia libera 13 detidos durante protesto contra Alckmin em SP

"Nós já começamos a coleta de assinaturas. Temos 25 e precisamos de 32", afirmou o líder do PT na Casa. O principal obstáculo à apuração no Legislativa é o regimento da própria Assembleia, que prevê o funcionamento de apenas cinco CPIs simultaneamente. Esse número já foi atingido. A Casa hoje investiga casos como a "pesca predatória", "abuso de telemarketing" e a "cartelização de autopeças".

Para driblar o impedimento, o petista também quer aprovar um projeto de resolução que modifique o regimento e permita a abertura de uma sexta CPI. O plano esbarra na base do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que têm maioria na Casa.


Endereço da página:

Links no texto: