Folha de S. Paulo


Polícia prende 28 em operação contra o tráfico de drogas em SP

Uma operação da Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira 28 suspeitos em uma operação contra o tráfico de drogas no Estado de São Paulo. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, eles também faziam parte de uma facção criminosa.

A investigação, que usou interceptações telefônicas, começou há seis meses e era liderada por policiais da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) em São Bernardo do Campo. Foram realizadas ações em 12 municípios e foram apreendidas armas e drogas com alguns suspeitos, segundo a Polícia.

A Polícia Civil também auxiliou investigações em Minas Gerais e Mato Grosso. Em cada um destes Estados foram detidas duas pessoas.

O objetivo da Operação Sintonia Fina é prender líderes e fazer apreensões para desestabilizar o tráfico de drogas por meio do enfraquecimento das finanças do crime organizado.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, foram detidos integrantes do "primeiro escalão do crime organizado, responsáveis pela contabilidade do crime organizado".

Suspeita-se que os detidos eram os responsáveis pela entrada de entorpecentes vindos do Paraguai, através do Mato Grosso do Sul, e pela distribuição por diversas cidades de São Paulo, parte de Minas Gerais e do Nordeste.

Questionado se os detidos recebiam orientações vindas de presídios de segurança máxima, onde estão presos lideranças do crime organizado, o delegado geral da Polícia Civil, Luiz Maurício Blazeck, disse que "nesse momento, não podemos nem afirmar, nem negar".

Quatro prisões foram realizadas em flagrante. As restantes são temporárias, e podem durar até 60 dias.

Os suspeitos devem ser indiciados sob suspeita de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e associação ao tráfico.


Endereço da página: