Folha de S. Paulo


Manifestantes invadem sessão da Câmara Municipal de Maceió (AL)

Cerca de 200 manifestantes entraram na Câmara Municipal de Maceió (AL) na tarde desta quinta-feira (1º), durante sessão que marcou a volta do recesso, para pedir passe livre no transporte público e apoio ao movimento dos sem-teto.

Os vereadores afirmaram que discutirão o passe livre na próxima terça-feira (6). Segundo o presidente da Câmara, Chico Holanda Filho (PP), o ato foi pacífico, não teve depredações e terminou por volta das 18h30, com o fim da sessão.

Quanto ao projeto de lei do passe livre, que seria lido hoje na Câmara, Holanda Filho disse que os vereadores se comprometeram a analisá-lo rapidamente, depois de aprovado pelas comissões que verificarão sua constitucionalidade e seus custos.

"A gente tem que estudar a viabilidade financeira do passe livre e arcar com isso", disse Holanda Filho à Folha logo após a sessão. "Se o município puder arcar, os vereadores serão favoráveis."

Ele não soube informar, porém, se o projeto de lei em questão determina passe livre apenas para estudantes ou também inclui desempregados.

MORADIA

Militantes do movimento sem-teto, que ocupam uma área pertencente ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) cuja reintegração de posse poderá ocorrer nesta sexta-feira (2), também estiveram na Câmara para pedir aos vereadores que fizessem algo para impedir a retirada.

"Explicamos aos manifestantes que os vereadores não podem ir contra uma decisão judicial, mas que a gente compreende o problema habitacional em Maceió", disse o presidente da Câmara.

Segundo ele, os vereadores se comprometeram a procurar os órgãos responsáveis pelas políticas habitacionais na cidade para encaminhar as demandas do movimento.


Endereço da página: