Folha de S. Paulo


Movimentos sem-teto ocupam hall da Prefeitura de Belo Horizonte

Integrantes de movimentos sociais sem-teto ocuparam o hall da Prefeitura de Belo Horizonte nesta segunda-feira (29) para reivindicar uma audiência com o prefeito Marcio Lacerda (PSB). Por "motivos de segurança", a prefeitura fechou todas as entradas do prédio.

Segundo a prefeitura, cerca de 50 pessoas estão dentro do prédio. Natália Alves, do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), que está no local da ocupação, disse que há cerca de cem pessoas no hall do gabinete. Também há manifestantes do lado de fora.

Em nota nas redes sociais, o movimento Brigadas Populares informou que o prefeito havia prometido receber os sem teto para dar uma solução ao problema deles. Como a reunião não foi marcada, foram para a prefeitura cobrar uma solução imediata.

"Ocupações dirigidas pelas Brigadas Populares e pelo MLB decidiram ocupar a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e exigir do prefeito Márcio Lacerda o que ele se comprometeu: negociar com as ocupações urbanas de BH. [...] A prefeitura tem o dever legal, moral e político de procurar soluções", diz a nota.

A pressão funcionou em parte, já que a prefeitura escalou o secretário de governo, Josué Valadão, para negociar com os manifestantes. Ele agendou para o próximo dia 8 um encontro dos movimentos com Lacerda.

Natália Alves, contudo, disse que o grupo pretende manter a ocupação até serem recebidos pelo prefeito. "Achamos que é mais uma enrolação", disse ela.

A falta de água e comida, contudo, é um problema para o grupo. Segundo Alves, eles estão sem almoçar e não têm como alimentar suas crianças.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar acompanham a manifestação. Não houve incidentes.


Endereço da página: