Folha de S. Paulo


Principal banco de sangue de SP está em nível crítico; veja como fazer doações

Os estoques da Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da região metropolitana de São Paulo, estão em nível crítico.

A instituição pública, vinculada ao governo paulista e ao Hospital das Clínicas, coleta aproximadamente 32% do sangue consumido na Grande São Paulo.

Os tipos sanguíneos com maior necessidade de reposição são O+, O-, A+, A- e B+. O tipo B- está em estado de alerta.

Um dos motivos para a baixa nos estoques é o frio: de acordo com especialistas, no inverno, os bancos de sangue tradicionalmente coletam menos doações, bem como em feriados prolongados e festas de fim de ano.

COMO DOAR

Para fazer doações, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos e pesar no mínimo 50 kg. É preciso apresentar documento original com foto, como R.G., carteira de motorista ou carteira de trabalho.

Menores de 18 anos também podem doar, desde que levem documentos e um formulário de autorização, disponíveis no site da Pró-Sangue.

A fundação recomenda que os doares venham para os postos de coleta descansados (tendo dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentados. No entanto, é preciso evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação.

Quem estiver com gripe ou resfriado deve aguardar uma semana após a recuperação antes de fazer doações.

A Pró-Sangue tem seis postos de coleta na Grande São Paulo; confira os endereços e horários de funcionamento no site: prosangue.com.br.


Endereço da página:

Links no texto: