Folha de S. Paulo


Suspeitos de aplicar golpes em caixas eletrônicos são presos no centro de SP

Três homens suspeitos de aplicar golpes em clientes de caixas eletrônicos foram presos em flagrante neste sábado (27), na saída de uma agência bancária na Liberdade, no centro de São Paulo.

Segundo a Polícia Civil, o trio teria provocado um prejuízo de pelo menos R$ 100 mil, havendo feito dezenas de vítimas em São Paulo, no Rio e em municípios do litoral paulista, como Praia Grande e Itanhaém.

A equipe de segurança de um banco privado e a Polícia Civil investigavam juntos a ação do grupo havia um mês.

O GOLPE

De acordo com a polícia, os golpistas instalavam um dispositivo conhecido como "pescador" no local do caixa eletrônico onde se insere o cartão. Esse dispositivo faz apenas duas funções: travar e destravar o cartão dentro da máquina, por meio de um comando à distância.

O controle remoto, parecido com o utilizado em travas automáticas de veículos, ficava com um dos bandidos, posicionado dentro da agência para se passar por cliente.

Dessa maneira, faziam com que o cartão de um cliente que estivesse usando o caixa eletrônico, ficasse preso dentro da máquina. O golpista, então, sugeria que o cliente ligasse de um telefone falso do banco, que os criminosos haviam fixado previamente no caixa eletrônico.

O cliente ligava para informar sobre o incidente e bloquear o cartão. Outro bandido atendia a ligação e pedia para que a vítima digitasse a senha do cartão, que era registrada pelo telefone falso.

Assim que a vítima saía, eles retiravam o cartão por meio do controle remoto e, com a senha informada pelo cliente ao telefone, faziam empréstimos, transferências e saques.

A polícia encontrou os três suspeitos enquanto saiam de uma agência bancária. Eles portavam os cartões de três vítimas.


Endereço da página: