Folha de S. Paulo


PM não demorou para agir contra vandalismo, diz Alckmin sobre ato na Paulista

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou neste sábado (27), em São José do Rio Preto, que a polícia não demorou a agir na noite de sexta-feira, quando houve nova manifestação e vandalismo na avenida Paulista.

"Não. A polícia não demorou a agir. Temos feito o acompanhamento das manifestações, até mesmo para garantir a integridade física desses manifestantes. Mas, quando há excessos, temos de coibir", disse.

Após a Folha questioná-lo sobre o assunto, em entrevista coletiva para entrega de equipamentos de robótica para o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, ele encerrou a entrevista.

DESTRUIÇÃO

O clima das pessoas que passavam pela avenida Paulista na manhã deste sábado era de indignação.

A grande maioria dos bancos na Paulista amanheceu com vidros estilhaçados, portas quebradas, corrimãos arrancados e muros pichados. Funcionários faziam a limpeza das agências e outras permaneciam interditadas.

O ato da sexta-feira reuniu cerca de 300 pessoas, segundo a PM. A maioria era adepta da estratégia de protesto anticapitalista "black bloc", que prega a destruição do patrimônio privado.

Os manifestantes --muitos mascarados e de preto-- depredaram 13 bancos, a estação Trianon-Masp, uma loja de carros, semáforos e um furgão da TV Record.

A polícia só interveio uma hora depois. "A orientação é não causar confronto", disse à Folha um soldado.

Oito pessoas foram detidas na região central de São Paulo após o protesto. Dos oito detidos, seis já foram liberados pois a polícia não encontrou provas que os ligassem aos atos de depredação na região, segundo a Polícia Militar.

PREJUÍZO

A Associação Paulista Viva, entidade responsável por promover ações em prol da avenida, afirma que durante os protestos de ontem (26) ao menos três cabines da Polícia Militar foram danificadas pelos manifestantes.

Segundo o presidente da associação, Antonio Carlos Franchini, o prejuízo total estimado é de R$ 15 mil - R$ 5 mil para arrumar cada uma das cabines.


Endereço da página:

Links no texto: