Folha de S. Paulo


São Paulo bate recorde e registra a maior lentidão da história

Com 300 km de filas, a cidade de São Paulo bateu o recorde de congestionamento da história no período da noite às 19h30 desta sexta-feira, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). No horário, 34,6% das vias monitoradas estavam congestionadas, índice bem acima da média para o horário, que é de 23,3%.

Antes, o maior índice do ano no período da noite havia sido registrado no dia 12 de junho, com 282 km de lentidão. Já o maior índice da história até então tinha ocorrido em 1º de junho de 2012, quando chegou a 295 km de filas.

Segundo a CET, o alto índice de lentidão desta sexta é resultado de um acidente registrado mais cedo no viaduto Engenheiro Alberto Badra (zona leste), que envolveu três carros e deixou uma pessoa morta e duas feridas. O acidente aconteceu por volta das 14h30 e fechou o sentido Itaquera totalmente até as 19h20.

De acordo com a CET, o maior trecho de lentidão no horário estava na marginal Tietê, com 21,2 km de retenção nas pistas expressa e local, no sentido Ayrton Senna, desde a rodovia Castello Branco até a ponte Aricanduva. A via tem, ao todo, 23,5 km de extensão.

Na marginal Pinheiros, o motorista encontrava mais com 14,5 km de congestionamento na pista expressa, no sentido Interlagos. Segundo dados da CET, a lentidão se estendia da ponte Cidade Universitária até a ponte do Socorro, e era provocada pelo excesso de veículos.

A lentidão é prejudica ainda pela chuva que atinge vários pontos da cidade. Havia ainda, no horário, um protesto que fechava totalmente a avenida Paulista (centro), na altura do Masp. Cerca de 200 pessoas fazem um ato no local contra a repressão policial no Rio durante a visita do papa Francisco.


Endereço da página:

Links no texto: