Folha de S. Paulo


Inep deve conceder benefício a formandos que participarem do Revalida

O Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação, deve conceder um estímulo para a participação dos estudantes brasileiros no pré-teste do Revalida, exame aplicado por 37 universidades públicas para revalidar diploma estrangeiro de medicina.

A intenção é garantir a isenção da taxa de inscrição em provas de residência médica dos formandos que fizerem o Revalida. Essa foi uma demanda feita pelas faculdades que participarão da prova.

Neste ano, estudantes do 6º ano da graduação matriculados em escolas brasileiras farão a prova. O objetivo é, eventualmente, "calibrar" o Revalida - críticos argumentam que o exame tem alto grau de dificuldade. Em 2012, dos 884 inscritos apenas 77 (8,7%) foram aprovados.

Até esta quinta-feira, coordenadores do curso fizeram a pré-inscrição de 2.075 estudantes do 6º ano de medicina. O Inep busca ter uma amostra de pouco menos de 4 mil alunos. A inscrição pode ser feita até o dia 30 de julho - o prazo vencia ontem, mas foi prorrogado em portaria publicada nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial da União.

CANDIDATOS "VERDADEIROS"

Até ontem, 1.301 médicos com diploma estrangeiros se inscreveram no exame - número quase 50% maior em comparação a 2012. Desse total, 701 candidatos (53,8%) são brasileiros.


Endereço da página: