Folha de S. Paulo


Avenidas Sapopemba e Tiradentes terão faixa de ônibus na segunda

Quatro novas faixas exclusivas de ônibus começarão a funcionar na próxima segunda-feira (29) em São Paulo. Serão 4,6 km na avenida Sapopemba, 2,1 km no corredor norte-sul, 1 km na rua Loefgreen e 380 metros de faixa reversível na ponte do Piqueri,

Com as novas faixas, a gestão Fernando Haddad (PT) atinge a marca de 90 km de faixas implantadas. Sua meta é chegar a 220 km até o fim do ano.

Multas em faixa de ônibus já superam as por uso de celular

Na Sapopemba, a faixa será implantada na pista da direita, nos dois sentidos, e terá horário de funcionamento das 6h às 9h no sentido centro e das 17h às 20h no sentido bairro, de segunda a sexta.

Em direção ao centro, a faixa ficará entre a avenida dos Sertanistas e a praça Felisberto Fernandes da Silva. Já no sentido bairro, ela funcionará em dois trechos: entre a avenida Satélite e a rua Veloso de Espinha e também entre as ruas Cândido Xavier e 220 metros após a rua Cinira Polônio.

No corredor norte-sul, a faixa também será nos dois sentidos, mas o horário de funcionamento vai das 6h às 22h, de segunda a sexta.

No sentido centro, a faixa será implantada desde a ponte das Bandeiras e continuará pela avenidas Santos Dumont e Tiradentes, até o parque da Luz.

No sentido bairro, a pista exclusiva começa na avenida Prestes Maia, na altura da rua Carlos de Souza Nazaré, passa pelas avenidas Tiradentes, Santos Dumont, praça Campo de Bagatelle, e termina na rua Paineira do Campo.

Até o fim de agosto, outros trechos do corredor norte-sul, como a avenida 23 de Maio, irão receber faixas de ônibus.

Na rua Loefgreen, na Vila Mariana, a faixa terá dois trechos. Das 6h às 9h, ela vai funcionar entre a rua Professor Tranquili e a rua Afonso Celso. Já no trecho entre a rua Tenente Gomes Ribeiro e a rua dos Otonis, ela vai funcionar das 6h às 9h e das 17h às 20h.

Invadir faixas de ônibus à direita no horário de funcionamento é uma infração de trânsito leve que rende multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira de habilitação.

MUDANÇAS

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que haverá sinalização no asfalto e que 250 placas vão informar os motoristas da novidade na avenida Sapopemba.

Além disso, serão instalados semáforos em três cruzamentos, localizados na avenida Sapopemba com a rua Cândido Xavier e com a rua Carmem Tortola e na avenida dos Sertanistas com a rua Vicente Costa Nogueiras.

Segundo a prefeitura, 23 linhas de ônibus circulam pelo trecho, transportando cerca de 180 mil passageiros por dia útil.

Na ponte do Piqueri, sobre a marginal Tietê, a CET vai implantar uma faixa reversível exclusiva para ônibus. Das 17h às 20h, uma das faixas do sentido centro terão a mão invertida e vão operar em direção ao bairro.

A mudança valerá de segunda a sexta-feira, e será feita por meio de cones e sinalização. A faixa terá extensão de 380 metros. De manhã, uma faixa reversível para ônibus já é ativada no sentido centro.

Com a mudança, a pista no sentido centro funcionará com duas faixas, enquanto a do sentido bairro operará com quatro faixas, sendo uma delas a reversível exclusiva aos ônibus. Os táxis são proibidos de circular na faixa reversível, que tem velocidade máxima de 40 km/h.

A CET recomenda atenção redobrada aos motoristas que trafegarem pela avenida Edgar Facó no sentido centro. Na altura da parada Piqueri, os ônibus que circulam pelo corredor exclusivo serão deslocados para a faixa central.


Endereço da página:

Links no texto: