Folha de S. Paulo


No dia da abertura da Jornada, metrô do Rio fica 2 horas sem funcionar

No dia da abertura da Jornada Mundial da Juventude, o metrô do Rio de Janeiro ficou cerca de duas horas sem funcionar. O rompimento de um cabo de energia paralisou todo o sistema nesta terça-feira (23).

Os trens ficaram sem funcionar das 16h19 às 18h32. A interrupção da operação foi causada pelo rompimento de um cabo de energia na altura da estação Uruguaiana.

Inicialmente, foram afetadas as estações da zona norte até a Cinelândia, no centro da capital carioca, mas depois todo o sistema precisou ser desligado para consertar a falha.

De acordo com a assessoria de imprensa da MetrôRio, concessionária do serviço na cidade, a falha não teve relação com o fluxo intenso de passageiros no dia. Desde cedo, o metrô circula com trens superlotados de jovens que se dirigiam à Copacabana, onde às 19h foi iniciado a abertura oficial da Jornada Mundial da Juventude.

Em nota, a MetrôRio lamentou o ocorrido, mas não informou se houve passageiros presos dentro de vagões entre estações.

PLANO DE CONTINGÊNCIA

Sobre o problema no metrô, o secretário municipal de Transportes do Rio, Carlos Roberto Osório, afirmou nesta terça-feira que após a "pane eletrônica" foi lançado um plano de contingência.

"Solicitamos que as empresas de ônibus garantissem a colocação de 100% da frota nas linhas do eixo zona sul, centro e zona norte e também pedimos que as cooperativas de táxi reforçassem os seus serviços".

Julio César Guimarães/UOL
Queda de energia na estação Glória do metrô causa caos nos transportes na cidade no dia da abertura da Jornada Mundial da Juventude
Queda de energia na estação Glória do metrô causa caos nos transportes no dia da abertura da Jornada Mundial da Juventude

Endereço da página:

Links no texto: