Folha de S. Paulo


Médicos voltam a protestar hoje em São Paulo

As associações médicas de São Paulo marcaram para a tarde desta terça-feira (23) mais um protesto contra as medidas recém-anunciadas pelo governo federal.

O ato acontece às 16h em frente à Casa de Portugal, na avenida Liberdade. No local, na manhã de hoje, aconteceu um evento que reuniu diversos prefeitos do Estado de São Paulo para realizar o cadastro no programa Mais Médicos.

São Paulo pede 158 médicos a programa do Ministério da Saúde

Durante a manifestação, os médicos também prometem realizar um enterro simbólico de figuras políticas, além de um apitaço.

O movimento das associações médicas adotaram o slogan "Vai para casa Padilha". A frase é uma alusão a um personagem criado pelo humorista Jô Soares, na década de 1980.

Eles ainda prometem protestar contra a importação de médicos estrangeiros para a participação no programa sem revalidar o diploma do exterior.

MANIFESTO

Hoje, o Conselho de Medicina, a Associação Paulista de Medicina e o Sindicatos de Médicos divulgaram um manifesto que afirma que a categoria está de "luto".

"Estamos em luto pelo risco iminente de falência múltipla dos órgãos da saúde pública do país. O Sistema Único de Saúde, nesse exato instante, é obrigado pelo Governo Federal a ingerir um remédio letal, batizado de programa Mais Médicos", diz a nota.

No manifesto, os médicos ainda pedem a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 454/2009, que cria a carreira médica no serviço público, semelhante à de juízes e promotores.


Endereço da página:

Links no texto: