Folha de S. Paulo


Morre turista atacada por tubarão no Recife

A turista paulista Bruna da Silva Gobbi, 18, morreu por volta das 23h30 de segunda-feira (22), no Recife, de acordo com informações do Hospital da Restauração. Ela estava internada no hospital após o ataque de um tubarão na praia de Boa Viagem, na zona sul da cidade.

Bruna da Silva Gobbi estava com parentes na mais movimentada praia da cidade. Testemunhas disseram ao Corpo de Bombeiros que ela tinha água na altura da cintura quando foi atacada, por volta das 13h20 de ontem.

De acordo com os bombeiros, ela foi socorrida por uma viatura da Polícia Militar, que a levou para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na Imbiribeira, bairro vizinho, também na zona sul.

A jovem, atacada na altura da coxa esquerda, teve uma parada cardiorrespiratória e foi transferida para o Hospital da Restauração, principal emergência do Estado. Às 15h, ela passou por cirurgia e teve a perna amputada.

Este é o segundo ataque do ano. Em junho, um homem morreu ao ser atacado na cidade de Cabo de Santo Agostinho, na Grande Recife.

Desde 1992, quando os casos começaram a ser contabilizados, já ocorreram 59 ataques na capital e região metropolitana, de acordo com os bombeiros. Vinte e três pessoas morreram.

Estudos feitos pela UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) atribuem a presença de tubarões na orla pernambucana, entre outros fatores, a alterações ambientais provocadas pela construção do porto de Suape, em Cabo de Santo Agostinho.

Um canal profundo que acompanha o contorno do litoral facilita o deslocamento dos animais próximo às praias. Diversas espécies de tubarões foram identificadas no Estado, mas a maioria dos ataques é atribuída às espécies tigre e cabeça-chata, consideradas as mais agressivas no mundo.


Endereço da página: