Folha de S. Paulo


Médicos marcam protesto contra importação de estrangeiros para terça

Médicos de 12 Estados e do Distrito Federal devem fazer novos protestos nesta terça-feira contra as recentes medidas tomadas pelo governo federal.

Segundo a Fenam (Federação Nacional dos Médicos), que está organizando o ato, o protesto será contra o programa Mais Médicos --que contrata estrangeiros sem a revalidação do diploma-- e contra os vetos ao Ato Médico. A manifestação pode ainda paralisar serviços, mantendo a urgência e emergência.

De acordo com a federação, a manifestação está sendo organizada no Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Cada Estado, porém, tem autonomia para definir como será feito o protesto e sua extensão.

Também foram confirmados novos atos nos dias 30 e 31 de julho. A Fenam afirma que será realizada uma avaliação das reivindicações da categoria após 10 de agosto e, caso não haja avanços no movimento, poderá ser decretada greve por tempo indeterminado.

No último dia 3, entidades médicas já haviam realizado uma mobilização nacional contra políticas de saúde adotadas pelo governo.


Endereço da página: