Folha de S. Paulo


Com vinda de papa, aeroportos do Rio devem registrar recorde de passageiros

Os aeroportos do Rio de Janeiro devem registrar recorde de passageiros na semana entre segunda-feira (22) e terça-feira (23) por conta da chegada do papa e do início da Jornada Mundial da Juventude.

A estimativa é da Secretaria de Aviação Civil, feita com base na venda de passagens pelas companhias aéreas. O movimento também será influenciado pelo feriado de dois dias no Rio, emendado ao ponto facultativo de quarta-feira (24), quando muitos cariocas podem deixar a cidade.

A previsão da Infraero até o momento é de ocupação de mais de 65% dos assentos nos voos de saída do Galeão nos dias 22 e 23.

No sábado (20), a média estimada de ocupação das poltronas nas partidas e chegadas no Galeão era de 49% e 48%, respectivamente, mas o movimento no saguão e no setor de alimentação do aeroporto foi intenso, segundo a Secretaria de Aviação Civil.

Ao menos 36 mil passageiros desembarcaram e embarcaram até as 23h59 no Galeão e no Santos Dumont, movimento considerado dentro da média para o sábado.

Na Fan Zone, área criada no Galeão para receber os peregrinos que desembarcam para a Jornada Mundial da Juventude, o movimento foi intenso durante a noite de ontem. Cento e oitenta jovens dormiram no espaço, que tem também como propósito diminuir a aglomeração nas áreas de uso comum.

Até 16h de ontem, 176 voos haviam chegado e partido do Galeão e do Santos Dumont. Os índices de atrasos com mais de 30 minutos - 8% no Galeão e 2,2% no Santos Dumont - estavam abaixo da média registrada de janeiro até 15 de julho.


Endereço da página: