Folha de S. Paulo


Plano de metas de Haddad prevê testar ônibus 24 horas em 2014

O prefeito Fernando Haddad (PT) incluiu um projeto piloto de ônibus 24 horas em sua lista de prioridades para 2014. A ideia em gestação na Secretaria de Transportes é que os ônibus noturnos façam o mesmo percurso das linhas de metrô no período em que o sistema sobre trilhos fica fechado para manutenção (0h-4h40). As paradas seriam feitas nas estações das linhas linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 4-amarela.

A meta consta de uma lista publicada hoje no "Diário Oficial", em anexo à Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano que vem. A prefeitura deverá ter um orçamento total de R$ 44,8 bilhões para administrar a cidade.

Em maio, Haddad havia publicado um decreto com as diretrizes da futura licitação de transporte, onde previa remuneração maior para as empresas que viessem a operar em horários de baixa demanda --caso de linhas 24 horas. O decreto, porém, foi cancelado, e não há informações se o mesmo ocorreria com as empresas que vierem a atender essas linhas.

O governo também deverá separar recursos, dentro do orçamento, para várias ações nas áreas de saúde e educação. As metas educacionais visam a abertura de 9.750 vagas em CEUs e construir, também, 70 centros de educação infantil e 41 escolas municipais de educação infantil.

Na área de saúde, as principais ações da prefeitura devem ser a instalação de dez unidades da rede hora certa (programa que prevê ambulatórios com salas de cirurgia) e a reforma de seis hospitais.


Endereço da página: