Folha de S. Paulo


Recall mundial afeta empresas brasileiras de cadeirinhas

Uma falha na fivela do cinto de segurança para cadeirinhas de bebê fornecidas pela empresa italiana Sabelt provocou um recall mundial. A falha no sistema de retenção foi detectada pela própria empresa que fornece o produto para a Europa, Ásia e América do Sul e ainda faz os cintos de segurança da equipe Ferrari de Fórmula 1.

Ao menos quatro empresas que vendem cadeirinhas de bebê no Brasil foram afetadas pelo recall. As companhias Galzerano, Chicco, Burigotto e Peg-Pérego pedem que os clientes que adquiriram produtos entre janeiro de 2010 e maio deste ano entre em contato para uma possível substituição da peça.

O objetivo é evitar acidentes, mesmo que, segundo a Sabelt, os riscos para que isso aconteça sejam mínimos. No total cerca de 125 mil cadeirinhas de crianças devem passar por vistorias para a possível troca da fivela do cinto de segurança.

Valter Neves, gerente de atendimento da Galzerano, afirma que caso seja detectado o problema a companhia encaminhará o cinto para que o próprio cliente realize a troca. A prática, de acordo com Neves, é comum, pois para higienizar a cadeirinha é necessário tirar e recolocar o cinto.

"O problema pode ser identificado na cadeirinha Piccolina fabricada entre junho de 2010 e abril deste ano", disse o representante da empresa. No total foram comercializadas mais de 117 mil cadeirinhas deste modelo no período.

Por meio de nota, a Chicco anunciou que vai recolher 7.842 cadeiras de bebê para automóveis comercializadas no Brasil entre 1º de janeiro de 2010 e 16 de maio deste ano. Os modelos da marca que podem apresentar o defeito são a Chicco Auto-Fix e a Chicco Synthesis (não comercializado no Brasil).

A Burigotto e a Peg-Pérego também anunciaram a substituição do fecho do cinto de segurança de alguns exemplares da Burigotto Neonato, Peg-Pérego Tri-Fix K e Navetta XL, fabricados entre janeiro de 2010 e maio de 2013. Segundo a empresa, o recall abrange 5.122 produtos.

SERVIÇO

Mais informações podem ser obtidas junto à Chicco, no telefone 0800 2000210, ou pelo site da Chicco. Sobre os produtos da Burigotto e da Peg-Pérego, mais informações podem ser encontradas no site ou através do telefone 0800 770 2298.

Para esclarecer dúvidas sobre a Galzerano, o cliente pode entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800-773-0330 ou pelo site da empresa


Endereço da página:

Links no texto: