Folha de S. Paulo


Menos de 8% dos inscritos no 'Mais Médicos' são estrangeiros

Menos de 8% dos médicos inscritos no edital do programa "Mais Médicos" são estrangeiros, aponta balanço divulgado nesta quarta-feira (17) pelo Ministério da Saúde. Do total de 11.701 inscritos --entre formados no exterior e no Brasil--, 10.786 são brasileiros e apenas 915 estrangeiros.

O balanço da primeira semana mostra que houve mais interesse no programa por parte de médicos brasileiros formados no exterior do que pelos estrangeiros. Isso porque há 2.335 inscritos formados no exterior e apenas 915 estrangeiros cadastrados. As inscrições vão até a próxima semana.

Os números registram apenas as pré-inscrições. Para que a inscrição seja finalizada o candidato precisa apresentar uma série de documentações, disse o ministro Alexandre Padilha (Saúde) nesta quarta. O ministro não disse, porém, quantos candidatos já haviam apresentado os documentos. E nem de quais nacionalidades eram os estrangeiros registrados.

O ministério está fazendo um "pente-fino" entre os inscritos, para se certificar de que há real interesse do médico e de que não se trata do boicote anunciado nas redes sociais por alguns grupos.

"A ideia destes grupos seria gerar um alto número de inscrições formais e, posteriormente, provocar uma desistência em massa, prejudicando os reais interessados na participação da iniciativa", diz a pasta em nota.

Padilha não deu detalhes sobre quantas inscrições estão sob o "pente-fino".


Endereço da página: