Folha de S. Paulo


Manifestantes protestam em frente à sede do governo, no Rio

Cerca de 50 manifestantes realizam um protesto neste sábado (13) em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do Rio. O grupo, composto de moradores de Santa Teresa, entre eles crianças e idosos, pede a volta do bonde que dava acesso ao bairro.

Santa Teresa está sem os famosos bondinhos desde agosto de 2011, quando um acidente matou seis pessoas e deixou outras 50 feridas.

Os moradores levaram para o protesto deste sábado uma réplica do bondinho. O presidente da Associação de Moradores de Santa Teresa, Paulo Saad, entregou há pouco uma carta endereçada ao governador Sérgio Cabral (PMDB) em que pede a volta imediata do sistema de transporte e melhorias nos bondes. Saad foi recebido por um representante do governo do Estado.

Morador de Santa Teresa há mais de 25 anos, o deputado federal Chico Alencar (PSOL) integra a manifestação. Segundo ele, a preocupação é que os novos bondes prometidos pelo governo do Estado sejam construídos em "padrão mais elitista", sem atender a demanda da população.

"O bonde que o governador Cabral prometeu para Santa Teresa para começar a rodar no ano que vem, um ano de eleição, será padrão Maracanã: menor e mais caro", afirmou. O governo do Estado anunciou recentemente o início das obras para a substituição de toda malha de trilhos do bairro.

O protesto, pacífico, é acompanhado por cerca de 30 policiais militares, posicionados à frente do palácio. No estacionamento da sede do governo estão posicionadas pelo menos três viaturas do Batalhão de Choque.


Endereço da página:

Links no texto: