Folha de S. Paulo


Polícia do Rio prendeu 50 pessoas por participarem das manifestações

Pelo menos 50 pessoas foram encaminhadas e ouvidas em duas delegacias de polícia, na cidade do Rio, durante a noite de ontem (11) e início da madrugada de hoje (12) por envolvimento nas manifestações ocorridas na região central e zona sul da capital.

Pela manhã, a Secretaria de Segurança do Rio havia informado que 46 pessoas foram detidas --9 delas em flagrante.

Os detidos vão responder, em liberdade, a crimes como agressões, corrupção de menores, formação de quadrilha e depredação de patrimônio público.

De acordo com nota, divulgada pela Polícia Civil, um menor de 17 anos foi levado para a 5ª DP (Mem de Sá) onde contou ser uma espécie de enfermeiro dos "black bloc" (bloco negro, uma forma violenta de agir) e que se confrontou com os policiais no protesto.

O adolescente não quis prestar depoimento. A sua participação na manifestação seria socorrer integrantes do grupo que se ferissem. Conforme prevê o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), ele foi liberado e entregue aos pais.

Na mesma delegacia, outras 17 pessoas foram detidas pelas manifestações. Entre elas, dois homens presos em flagrante por arremessar pedras em PMs, em ônibus e lojas. Eles foram autuados por formação de quadrilha, lesão corporal, desobediência e corrupção de menores.

O grupo estava acompanhado de dois adolescentes de 17 anos que vão responder pelo fato análogo aos crimes de lesão corporal, desobediência e formação de quadrilha.

Em outra ocorrência na unidade, seis maiores foram detidos, sendo dois por dano ao patrimônio, após depredarem um ônibus e outros dois por porte de canivete e soco inglês. Eles vão responder em liberdade, já que os crimes citados não preveem prisão. Três menores foram encaminhados à delegacia para averiguação e liberados.

Na zona Sul, 23 manifestantes foram levados para a 9ª DP (Catete), sendo 13 ouvidos e liberados por não haver nada contra elas. Oito pessoas foram autuadas e liberadas após assinarem o termo circunstanciado.

Um adolescente foi apreendido e encaminhado à DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) e outro menor liberado após termo de responsabilidade dos pais. Na 12ª DP (Copacabana) um pessoa foi autuada por desacato.


Endereço da página: