Folha de S. Paulo


Entenda o que é o ativismo 'Black Bloc' presente nas manifestações

Adeptos da estratégia anarquista Black Bloc (bloco negro) estiveram em diversos atos pelo Brasil na recente onda de protestos. Nesta quinta-feira (11), foi possível vê-los nas ruas da zona sul de São Paulo e na manifestação que ocorre no Rio de Janeiro.

Os grupos se caracterizam por usar roupas e máscaras negras cobrindo o rosto, para dificultar a identificação por parte de autoridades. O vestuário também cria uma sensação de conjunto e união entre si.

A ideologia Black Bloc se baseia no questionamento da "ordem vigente". Eles se manifestam contra o capitalismo e à globalização. Suas ações promovem o dano material a fachadas de empresas multinacionais e vidraças de bancos, por exemplo.

Por esse motivo são geralmente associados à violência e depredação. Acabam, na maioria das vezes, entrando em confronto com a polícia.

O ativismo Black Bloc tem origem na Alemanha, na década de 1970, e seguidores em diversos países. Não é, entretanto, um movimento de organização única. Em uma mesma manifestação, por exemplo, pode haver grupos distintos, com organização e táticas diferentes.

Flavio Machado Ferreira/Folhapress
Manifestantes do Black Bloc picham muro na região da Berrini (SP)
Manifestantes do Black Bloc picham muro na região da Berrini (SP)
Fabio Braga/Folhapress
Grupo anarquista Black Bloc São Paulo marcha rumo à sede da Rede Globo
Grupo anarquista Black Bloc São Paulo marcha rumo à sede da Rede Globo

Endereço da página: