Folha de S. Paulo


Homem morre durante operação do Bope em favela no Rio

Um homem morreu e outro foi preso na manhã desta terça-feira (9) durante operação do Bope (Batalhão de Operações Especiais) na favela do Rola, em Santa Cruz, zona oeste do Rio.

Em protesto contra a ação policial, moradores do conjunto residencial Cesarão, próximo à favela, fizeram uma manifestação no início da tarde.

Ônibus é apedrejado e estação é invadida em manifestação no Rio

Um ônibus do corredor expresso BRT foi apedrejado. A estação local foi invadida pelos manifestantes.

Por causa dos protestos, o funcionamento do corredor expresso entre os bairros de Paciência e Recreio dos Bandeirantes foi interrompido e outras sete estações do BRT foram fechadas.

Até a noite de hoje, o serviço de transporte continuava suspenso.

Segundo a Polícia, a operação, que começou por volta das 6h30, tinha como objetivo checar denúncias e prender traficantes de drogas.

Foram apreendidos 135 papelotes de maconha e cocaína, 542 tubos de cocaína e uma pistola calibre 40. Marcelo Luiz dos Santos Gomes, 18, foi preso por portar papelotes de maconha e cápsulas de cocaína.

Houve troca de tiros com a chegada dos policiais. O homem atingido, cujo nome não foi divulgado, chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.

No início, cerca de 100 policiais do Bope participavam da operação, mas com o início da reação dos moradores, houve reforço do Batalhão de Ações com Cães, dois caveirões (carros blindados) e um helicóptero do GAM (Grupamento Aero-Marítimo).

Há cerca de um ano, uma operação da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil na Favela do Rola terminou com a morte de cinco homens.

Imagens divulgadas depois da operação mostravam policiais usando um lençol para carregar o corpo de um dos mortos até deixá-lo em outro local, simulando um auto de resistência --quando um suspeito é morto ao reagir a uma ação policial.


Endereço da página:

Links no texto: