Folha de S. Paulo


Ônibus atropela 19; capotamento mata uma pessoa no Rio

Um ônibus bateu em um poste na manhã deste sábado (6) na avenida Brás de Pina, em Vicente de Carvalho, zona norte do Rio, deixando 19 feridos. Dezesseis pessoas precisaram ser encaminhadas para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, bairro vizinho. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, nenhum dos feridos estava em estado grave.

Em outro acidente, um capotamento na manhã deste sábado (6) na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida.

Feridos na batida do ônibus, sete pacientes receberam já alta médica. Quatro pessoas foram submetidas a tomografias do crânio e serão ainda avaliadas por um neurocirurgião.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, uma mulher de 55 anos deixou o hospital sem o conhecimento de médicos e funcionários, depois de ser avaliada na sala de trauma. A paciente sentia dor de cabeça.

O trânsito ficou lento na região. Por volta das 12h, uma das faixas da avenida Brás de Pina, que estava interditada, foi liberada ao tráfego, de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio.

Na manhã de sexta-feira (5), o choque entre um ônibus e um trem em uma passagem de nível entre os bairros de Guadalupe e Marechal Hermes, na zona norte, provocou ferimentos leves em 18 pessoas. As vítimas foram atendidas nos hospitais Albert Schwitzer, em Realengo, zona oeste, Carlos Chagas, em Marechal Hermes, e no Getúlio Vargas.

A Polícia Militar informou que, segundo testemunhas, o motorista do ônibus causou o acidente ao avançar um sinal vermelho. A SuperVia, administradora da malha ferroviária do Rio, afirmou que a passagem de nível na linha férrea funcionava dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), com comunicação luminosa e sonora.

CAPOTAMENTO

Um capotamento de um veículo na manhã deste sábado (6) na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida.

Segundo a Polícia Civil, Leonardo de Souza Guedes, que não tem carteira de habilitação, dirigia em alta velocidade quando se deparou com uma moto após uma curva. O motorista perdeu a direção e o carro capotou na rua Comendador Bastos, na Freguesia, um dos bairros que integram a Ilha do Governador.

A passageira Thayenne Fabricio Nogueira, 20, que teve politraumatismos, foi levada para o hospital municipal Souza Aguiar, mas não resistiu e morreu na unidade médica.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Daniel Henrique Rego, 31, que também estava no veículo, segue internado em observação na emergência do hospital com traumatismo craniano e torácico. Seu estado de saúde é considerado grave.

Guedes foi submetido a exame para constatar o uso de álcool no IML (Instituto Médico Legal) e a polícia ainda aguarda o resultado e o laudo da perícia.

O motorista e uma outra ocupante do veículo estão sendo ouvidos na 21ª DP (Bonsucesso). Ele vai responder por homicídio culposo e lesão corporal.

CICLISTA ATROPELADO

Em outro acidente de trânsito, um entregador foi atropelado por um ônibus da linha 158 (Central-Gávea) no final da noite desta sexta-feira (5) na rua Jardim Botânico, zona sul do Rio.

Funcionário de uma drogaria do bairro, Rogério Nascimento voltava de bicicleta de uma entrega quando aconteceu o acidente.

Ele foi atendido por Bombeiros e levado para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. Rogério sofreu fraturas consideradas leves e foi liberado na mesma noite.

O atropelamento foi registrado pela 15ª DP (Gávea). Testemunhas afirmaram que o motorista do ônibus avançou um sinal vermelho. Na delegacia, o condutor, que desceu do veículo para socorrer Rogério, negou a infração.

Na última quinta-feira (4), o ciclista Jeferson Damasceno morreu após ser atropelado por um ônibus da linha 178 (São Conrado/Rodoviária) na Glória, zona sul do Rio. Ele foi atendido no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, mas não resistiu.

Em abril, dois ciclistas morreram atropelados por ônibus na zona sul do Rio. No dia 31 de março, a diretora de TV Gisela Matta, 36, pedalava no Leblon quando foi atingida. Ela morreu no dia seguinte.

No dia 30, o dentista e triatleta Pedro Nikolay, 30, morreu depois de atropelado na avenida Vieira Souto, em Ipanema. Nikolay treinava para uma prova com outros 20 ciclistas. Em maio, um ciclista morreu atingido por um ônibus na avenida Dom Hélder Câmara, em Pilares, zona norte do Rio.


Endereço da página: