Folha de S. Paulo


Curso on-line vai ensinar planejamento de transportes para gestor público

A ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) criou um curso on-line que pretende ensinar conceitos básicos de mobilidade urbana para gestores públicos.

Segundo a entidade, que reúne órgãos públicos, sindicatos e empresas, o objetivo é capacitar funcionários da administração pública para o planejamento de transportes.

"É um conteúdo extenso, com todo o bê-á-bá. Vamos mostrar como e porque as cidades crescem, quais são os modelos de transporte público para cada demanda, e dar um roteiro para a elaboração de um plano de mobilidade", diz Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP.

Uma pesquisa divulgada anteontem pelo IBGE mostrou que apenas 3,8% dos municípios tinham um plano de transportes em 2012. Mesmo nos grandes municípios (mais de 500 mil habitantes) o instrumento estava ausente em 45% deles.

Segundo Néspoli, a ideia do curso surgiu no ano passado, após a aprovação da Política Nacional de Mobilidade Urbana. A lei determina a cidades acima de 20 mil habitantes que elabore um plano de mobilidade até 2015, sob pena de cortarem os recursos federais para a área.

"O objetivo é traduzir a lei em formas práticas de ação", diz o presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires.

A entidade percebeu que muitos municípios não tinham capacidade técnica para cumprir a meta, e a lei esbarraria em um dos gargalos do setor.

"Durante muitos anos havia estudos, mas não dinheiro. Agora a situação se inverteu, pois há verba e faltam projetos", diz Pires.

O curso usa uma plataforma do Senac. Terá 15 horas de duração e poderá ser concluído em 30 dias. Ao final, será exigido um trabalho e cada aluno será avaliado pelos instrutores com base na participação nas discussões.

A ideia da entidade é que o curso seja gratuito, mas para isso a ANTP ainda busca um patrocinador.

Além de gestores municipais, o curso poderá ser feito por funcionários dos governos estadual e federal, funcionários de empresas privadas e interessados no tema.

Segundo Néspoli, a pré-inscrição vai começar na próxima semana, mas o curso deverá começar no fim do mês. (ANDRÉ MONTEIRO)


Endereço da página:

Links no texto: