Folha de S. Paulo


Médicos fazem protesto contra importação de estrangeiros

Entidades médicas brasileiras realizam hoje um dia de mobilização nacional contra políticas de saúde adotadas pelo governo, como a vinda de médicos estrangeiros para atuar no SUS (Sistema Único de Saúde) sem teste para validar o diploma.

Uma série de atos foi marcada pelo país. Em São Paulo, uma passeata sairá às 16h da sede da AMB (Associação Médica Brasileira), na rua São Carlos do Pinhal (região central) e deve seguir até a sede da Presidência da República, na avenida Paulista.

Cláudia Collucci: Barreira da língua é desafio para atuação de médicos estrangeiros
Enquete: Você apoia a vinda de estrangeiros para locais onde há falta de médicos?

Os médicos pedem melhor remuneração no setor público e realização de uma carreira médica estatal, nos moldes da do Judiciário --concursados começariam em cidades afastadas e, com o tempo, migrariam a grandes centros.

Eles também afirmam que não são contrários à entrada de profissionais estrangeiros no país, desde que submetidos à prova para avaliação de conhecimentos e posterior validação o diploma.

O ministério afirma que a vinda de médicos estrangeiros é uma medida emergencial e que, se fizessem a prova de validação, poderiam atuar onde quisessem. Segundo o órgão, eles passarão por um treinamento de três semanas no país.


Endereço da página:

Links no texto: