Folha de S. Paulo


Carros da polícia e contêineres são incendiados em Porto Alegre

A Polícia Civil gaúcha investiga as circunstâncias de um incêndio em dois carros da Brigada Militar do Estado na madrugada desta segunda-feira (1), em Porto Alegre. Os dois veículos estavam estacionados no pátio da sede da Secretaria da Segurança do Estado quando o fogo começou.

Os bombeiros foram chamados e controlaram as chamas. O governo estadual afirma que, mais tarde, foram encontradas no local duas bombas de fabricação caseira.

Também durante a madrugada, sete contêineres de lixo da coleta mecanizada do município foram incendiados em ruas da região da capital gaúcha. Ninguém foi preso.

A Secretaria da Segurança afirma que já fez perícias nos dois automóveis --um Astra e um Prisma. Também pretende analisar imagens de circuitos de TV. A sede da pasta fica no centro da cidade e abriga órgãos como o Detran e o Instituto de Perícias.

Porto Alegre é uma das capitais com protestos mais tumultuados desde o começo da onda de manifestações, há um mês. Cinco protestos terminaram em confrontos com a polícia e depredações pela cidade. Em um deles, um ônibus foi totalmente queimado. No total, 133 pessoas foram presas.

Além da ação de gangues de saqueadores infiltrados, a polícia afirma que grupos de manifestantes extremistas participam das passeatas com a intenção de atacar prédios públicos e privados.

Um dos principais alvos dos vândalos são os contêineres de lixo da coleta mecanizada. Segundo a prefeitura, 130 desses equipamentos foram danificados nas manifestações e 57 precisaram ser substituídos.


Endereço da página: