Folha de S. Paulo


Governo vai punir PM que usou bala de borracha em reintegração na zona leste

A Secretaria de Segurança Pública do Estado disse que o comando da operação da Polícia Militar não autorizou disparos de bala de borracha durante a reintegração de posse que aconteceu nesta quinta-feira na região do parque São Rafael, na zona leste de São Paulo.

"Caso isso tenha ocorrido, o fato será apurado e o policial punido", informou a secretaria em nota.

O fotógrafo da Folha Avener Prado fez imagens dos moradores mostrando balas de borracha que, segundo eles, foram disparados pelos policiais.

Em entrevista ao SPTV 2ª Edição, da Rede Globo, o comandante da operação, Luiz Roberto, confirmou que os policiais estavam com armas de balas de borracha, mas que nenhuma munição foi disparada.

Policiais militares e moradores de uma área ocupada na avenida Baronesa de Muritiba entraram em confronto durante a manhã.

Os moradores resistiam em sair do local colocando fogo em pilhas de entulho e jogando pedras nos policiais. A Polícia Militar respondeu com bombas de gás lacrimogêneo.

Ao menos 70 famílias foram despejadas, segundo a PM. Equipes da Força Tática também foram acionadas.

De acordo com o defensor público Rafael Menezes, cerca de 50 a 70 moradores estavam do lado de fora da área sem ter para onde ir. Quase todas as 200 moradias do local já haviam sido destruídas na noite de hoje.

"A polícia liberou para as pessoas entrarem com caminhões para retirarem suas coisas. Não há notícias de feridos", disse o defensor.

O terreno, de 75 mil metros quadrados, é dividido em cinco áreas. Em duas delas, moradores já viviam nos locais há 20 anos. O processo para retirada das famílias foi movido por dois proprietários do terreno, sem conhecimento das famílias.

Em março deste ano, os moradores procuraram a Defensoria Pública, que passou a representá-los. A decisão do despejo foi expedida pela 1ª Vara Civil do Fórum de Itaquera.

Os donos do terreno disponibilizaram 15 caminhões, dois tratores e três depósitos para onde foram levados os móveis dos moradores.


Endereço da página:

Links no texto: