Folha de S. Paulo


Manifestantes ocupam Câmara de Santa Maria há mais de 25 horas

Um grupo de aproximadamente 200 manifestantes ocupa a Câmara Municipal de Santa Maria há mais de 25 horas. Eles passaram a noite no local depois de protestarem durante a sessão que ocorreu na tarde de terça-feira (25). Muitos dormiram em cadeiras do plenário ou no chão.

Segundo Adherbal Ferreira, presidente da Associação de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, o grupo exige a exoneração imediata do procurador jurídico, Robson Zinn, e a renúncia dos três vereadores que integram a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada na Câmara para apurar as responsabilidades da tragédia ocorrida em 27 de janeiro na boate Kiss: Maria de Lourdes Castro (PMDB), Doutor Tavores (DEM) e Sandra Rebelato (PP).

O incêndio ocorrido na boate Kiss provocou 242 mortes. "Foi cansativo passar a noite aqui. Não consegui dormir. Parece que meus olhos estão cheios de areia, mas não vamos arredar o pé enquanto não conquistarmos nosso objetivo", destacou Ferreira.

O grupo aguardava o presidente da Câmara, Marcelo Bisogno (PDT), para uma reunião. Além dos manifestantes, dois cachorros vira-latas ocupam a Câmara. Um deles foi "vestido" com uma bandeira do Brasil.

Os bichos são conhecidos na cidade, não têm donos e são os mesmos que fizeram uma "vigília" em frente à boate Kiss no dia da tragédia, segundo a assessoria da Câmara.

Por meio da assessoria de imprensa, os vereadores que compõem a CPI informaram que só vão se manifestar quando o prédio for desocupado.

Os manifestantes, a maioria jovens e adolescentes, não concordam com a composição da CPI. Uma gravação de áudio feita em abril durante uma sessão da CPI é o motivo da revolta. Na conversa, vereadores e assessores teriam comentado que a investigação "não daria em nada". O Ministério Público investiga o caso.

Depoimentos que estavam marcados para ocorrer hoje na CPI foram cancelados por causa do protesto.

O grupo que invadiu a Câmara também reivindica melhorias no transporte público da cidade. Uma audiência pública para discutir o assunto foi marcada para 5 de julho.

A assessoria da Câmara informou que, por enquanto, não haverá pedido de reintegração de posse.

Divulgação/Assessoria de comunicação da Câmara de Santa Maria
Paredes de banheiro da Câmara Municipal foram pichadas por manifestantes; grupo quer renúncia de vereadores após incêndio na boate Kiss
Paredes de banheiro da Câmara Municipal foram pichadas por manifestantes; grupo quer renúncia de três vereadores

Endereço da página:

Links no texto: