Folha de S. Paulo


São Paulo tem alagamentos e semáforos apagados devido à chuva

A chuva que atinge a cidade de São Paulo desde ontem causou alagamentos, apagou semáforos e provocou a queda de duas árvores.

Neste momento, a cidade tem 11 pontos de alagamento, dez deles são transitáveis. Na rua João Jacinto, no Brás (região central de São Paulo), a água impede a circulação de carros e pedestres.

Entre a manhã de ontem e a de hoje, 30 semáforos tiveram o funcionamento afetado devido à chuva. No cruzamento da avenida Brigadeiro Faria Lima com a avenida Pedroso de Morais, o semáforo apagou por volta das 3h de hoje, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Já na esquina da avenida Santo Amaro com a avenida Juscelino Kubitschek, o semáforo está em amarelo intermitente desde as 6h40 desta quarta-feira.

A queda de uma árvore bloqueia as três pistas da rua Funchal (zona oeste da cidade), na altura do número 203, no sentido centro. O mesmo acontece na avenida Nove de Julho, na altura do número 2021. Uma árvore de grande porte bloqueia todas as faixas no sentido centro.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Árvore caída na avenida Nove de Julho bloqueia o tráfego no sentido centro
Árvore caída na avenida Nove de Julho bloqueia o tráfego no sentido centro

No momento, de acordo com a CET, a avenida tem 3 km de lentidão.

Renato Banzai/Leitor
Árvore caída na avenida Nove de Julho, altura da alameda Jaú, no sentido centro
Árvore caída na avenida Nove de Julho, na altura do número 2021, no sentido centro

TRÂNSITO

Por volta das 9h30, a cidade registrava 131 km de lentidão, o que corresponde a 15,1% dos 868 km de vias monitoradas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A média do horário é 10,4%.

A pior via era a marginal Pinheiros, com 11 km de filas na via expressa, no sentido Castelo, da rua Rubens Gomes Bueno até a avenida Interlagos.

METRÔ

Também devido à chuva, o metrô de São Paulo opera com velocidade reduzida em todas as linhas, na manhã desta quarta-feira, com exceção da 4-amarela, que faz a ligação entre o centro da cidade e a zona oeste.

Na linha 1-azul, os trens circulam com velocidade reduzida entre as estações Tiradentes e Tucuruvi. Já na linha 2-verde, entre as estações Alto do Ipiranga e Chácara Klabin.

A chuva afetou toda a extensão da linha 3-vermelha, que faz a ligação entre a zona oeste e a leste, da estação Corinthians Itaquera à Palmeiras-Barra Funda.

Na linha 5-lilás, a operação é afetada entre as estações Capão Redondo e Largo Treze.

PREVISÃO

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo, a chuva deve seguir até a quinta-feira.

A sexta-feira começará com uma leve chuva. Durante a manhã e a tarde, o céu permanecerá nublado. À noite, deve voltar a chover.


Endereço da página: