Folha de S. Paulo


Manifestação em Aracaju faz comércio e escolas fecharem mais cedo

A cidade de Aracaju (SE) se prepara para uma nova manifestação nesta terça-feira (25), a segunda no município desde o início da onda de protestos pelo país.

Setores do comércio e faculdades da capital sergipana se anteciparam ao protesto e irão fechar as portas às 15h. Prédios públicos como o do Tribunal de Justiça estão instalando tapumes para evitar depredações.

O ato, focado no repúdio ao aumento da tarifa do transporte público, está marcado para 16h, com concentração na praça Fausto Cardoso, centro da cidade.

A passagem do transporte público em Aracaju, que custava R$ 2,25, foi reajustada em 8,9% em abril deste ano, passando a custar R$ 2,45. Contudo, nesta terça-feira (25), a Câmara Municipal aprovou a redução de dez centavos no valor da tarifa.

Danielle Menezes/Folhapress
manifestantes se concentram na praça Fausto Cardoso, antes de protesto no centro de Aracaju (SE)
manifestantes se concentram na praça Fausto Cardoso, antes de protesto no centro de Aracaju (SE)

O pedido foi feito na semana passada pelo prefeito João Alves Filho (DEM-SE). Os manifestantes querem o retorno ao valor do início do ano.

Seguindo o roteiro da atual onda de manifestações no país, a pauta do protesto em Aracaju deverá contemplar outros temas, como corrupção, Copa 2014 e a atuação do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

A Polícia Militar informou que promoverá o mesmo esquema de policiamento do último protesto, que reuniu 16 mil pessoas na última quinta-feira (20) e foi pacífico.

PMs à paisana acompanharão a manifestação. Caso haja necessidade de intervenção, cerca de 400 policiais estarão de prontidão nas imediações do ato para conter possíveis confusões. O protesto também será monitorado por um helicóptero da corporação. Pelas redes sociais, 25 mil pessoas confirmaram presença no ato. (DANIELLE MENEZES)

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: