Folha de S. Paulo


Chuvas deixam dois mortos e milhares de desalojados no Paraná

As fortes e constantes chuvas que atingem o Paraná desde a última quarta-feira (19) já deixaram dois mortos e pelo menos 16 mil desalojados no Estado.

As mortes ocorreram em Laranjeiras do Sul, no centro-sul do Estado, ainda no dia 20. Uma mulher e uma criança de quatro anos morreram soterradas por um deslizamento de terra, em casa.

Também houve registro de dois feridos em Curitiba, onde alagamentos deixaram cerca de mil pessoas desalojadas e desabrigadas na sexta-feira (21).

No total, desde a semana passada, 38 municípios, nas regiões sul, sudoeste, leste e no litoral do Paraná, registraram danos.

Na tarde desta terça-feira (25), segundo balanço da Defesa Civil Estadual, ainda havia 15 mil pessoas desalojadas pelas chuvas no Paraná. Pelo menos 15 prédios públicos foram danificados, e quase 7 mil casas sofreram avarias.

A previsão é que as chuvas continuem ao longo desta semana. Em alguns municípios, o volume de chuva acumulado no mês já é o dobro da média histórica para junho.

"Temos um volume de chuva muito expressivo previsto para o Estado hoje, o que preocupa porque ontem tivemos chuvas fortes também", diz o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, serviço meteorológico do Paraná.

A Defesa Civil diz que está alerta para o risco de novas inundações e enchentes no Estado.


Endereço da página: