Folha de S. Paulo


Com medo de novos protestos hoje; shoppings da Barra fecham mais cedo

Manifestantes são convocados por redes sociais para nova manifestação, a partir das 17h desta sexta-feira, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Shoppings dizem que encerrarão atividades às 14h.

Em nota, o Barra Shopping e o New York City Center informam através de sua assessoria de imprensa que fecharão as portas mais cedo, às 14h, por precaução. Os shoppings reabrem amanhã, a partir das 10h.

Até as 13h, não havia informações sobre o ponto de encontro dos manifestantes na Barra. Alguns dizem que o ponto final do protesto será na casa de shows Barra Music. A Folha tentou contato com a casa de espetáculos, mas não localizou nenhum representante.

CONFRONTO

No maior dos quatro atos já realizados desde o início da onda de protestos no Rio de Janeiro, há oito dias, manifestantes e policiais entraram em confronto na noite desta quinta-feira por toda a extensão do centro da cidade. Sessenta e dois feridos foram levados para o Hospital Souza Aguiar, nos arredores.

Como nas vezes anteriores, o ato, que reuniu 300 mil pessoas segundo a PM, começou tranquilo. Mas o confronto entre policiais e manifestantes, que começou em frente à sede da prefeitura, se espalhou pelas ruas do centro e atingiu parte da zona sul.

Às 23h o Batalhão de Choque cercou o Palácio Guanabara, sede do governo estadual, em Laranjeiras. Um grupo de manifestantes seguia para lá e as ruas foram interditadas, mas meia hora depois foram liberadas.

Desde o início do confronto, pouco antes das 19h, eles vinham sendo "empurrados" pelos policiais, com bombas de gás lacrimogêneo e tiros de balas de borracha.

O grupo ia diminuindo, mas continuava a depredar, saquear e incendiar em seu caminho. Passaram assim pela avenida Rio Branco e Cinelândia, no centro, onde saquearam uma filial das Lojas Americanas. Seguiram para Glória, Catete e Largo do Machado, na zona sul.

No início dos conflitos, em frente a Prefeitura, um grupo roubou os equipamentos e depois incendiou um carro da rede de TV SBT. Pessoas que participaram da passeata queixavam-se de que, quando começou o tumulto, assaltantes se misturaram, levando carteiras, celulares e outros objetos.


Endereço da página:

Links no texto: