Folha de S. Paulo


Guarda desmaia em Campinas (SP) durante confronto com manifestantes

Três guardas municipais foram feridos por pedras lançadas por manifestantes que tentam invadir a Prefeitura de Campinas (a 93 km de São Paulo), durante o protesto contra a tarifa do transporte público nesta quinta-feira (20).

Uma guarda desmaiou após ser atingida por uma pedra na cabeça. A Guarda Municipal revida com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. Ao menos um manifestante foi atingido na testa por uma dessas balas.

O confronto entre guardas e manifestantes começou após um grupo jogar bombas na área externa da prefeitura.

Cerca de dez bombas foram atiradas contra o prédio. A Guarda Municipal revidou com spray de pimenta, bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Um dos líderes do movimento, que negociava com a guarda a saída da frente da prefeitura, foi atingido por uma bala de borracha na testa. Ele não estava envolvido nos ataques ao prédio público.

"Aqui não tem gente só para badernar. É um grupo pequeno que está jogando bomba. Não acho certo a violência da polícia, mas não acho certo depredarem patrimônio público", disse o estudante Rodrigo Fernandes, 34.

Os manifestantes se reuniram desde as 15h no Largo do Rosário. A Guarda Municipal e a PM estimava entre 5.000 e 10 mil manifestantes na passeata. A organização, entre 10 mil e 20 mil.

Comércios do centro da cidade fecharam as portas mais cedo para evitar possíveis depredações e para liberar os funcionários para participar do ato ou voltar para casa.


Endereço da página:

Links no texto: