Folha de S. Paulo


Atos estão relacionados ao aumento do padrão de vida, diz Patriota

O chanceler Antonio Patriota defendeu, em entrevista à rede CNN, transmitida nesta quarta-feira, que os protestos registrados no país nos últimos dias estão relacionados ao "aumento no padrão de vida" dos brasileiros.

"O Brasil tem hoje uma situação em que quase toda a população está empregada, em contraste com muitas economias no mundo desenvolvido, como na Europa, por exemplo. E esse aumento no padrão de vida criou espaço para novas expectativas --essa é a mensagem central das manifestações", disse Patriota, a partir de Oslo, na Noruega, à jornalista Christiane Amanpour.

Ministro das cidades evita se posicionar sobre tarifa zero
Mantega discute projeto para desonerar transporte público
Haddad diz que reduzir tarifa agora seria medida populista

O ministro também disse que os protestos mostram que o Brasil possui uma "democracia muito vibrante" e que as manifestações deveriam "seguir sendo pacíficas, como foram até agora".

"O governo vai continuar promovendo melhorias nos serviços sociais, com atenção a essas vozes, que refletem uma democracia muito vibrante", disse, lembrando que a presidente Dilma Rousseff foi presa durante a ditadura militar (1964-1985) e, por isso, teria atenção especial às demandas da população.

Questionado sobre as manifestações contra os gastos com os megaeventos esportivos no Brasil, Patriota disse acreditar que "a maioria dos brasileiros continua muito entusiasmada" com a Copa do Mundo de 2014. "E ela será um sucesso."


Endereço da página:

Links no texto: