Folha de S. Paulo


Governo de Minas pede apoio da Força Nacional depois de confronto

O governo de Minas Gerais pediu apoio da Força Nacional de Segurança para atuação em operações relacionadas a protestos na capital mineira.

Segundo nota divulgada pela gestão Antonio Anastasia (PSDB), o apoio foi acertado na manhã desta terça-feira (18) em encontro entre o tucano e a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, durante anúncio do novo marco regulatório da mineração.

A PM mineira informou que 150 integrantes da Força Nacional chegaram ainda na tarde desta terça a Belo Horizonte. O pedido e o envio da tropa federal ocorrem um dia após um confronto entre PM e manifestantes que tentavam chegar ao estádio do Mineirão, onde ocorria um jogo da Copa das Confederações.

"O envio pelo governo federal de integrantes da Força Nacional de Segurança é um gesto simbólico, que demonstra o apoio da União ao esforço que o Estado de Minas Gerais vem fazendo para garantir a segurança da população e dos próprios manifestantes. Trata-se de uma força especializada, bem treinada, que vai se somar ao nosso contingente policial nas ações para que as manifestações em Belo Horizonte transcorram de forma pacífica e ordeira", afirmou, em nota, o comandante geral da PM mineira, coronel Márcio Sant'Ana. (PAULO PEIXOTO)


Endereço da página: