Folha de S. Paulo


Com ênfase em Copa e custos, imprensa internacional destaca protestos

Os protestos da noite de segunda-feira (17) no Brasil foram destaque na imprensa internacional. Enquanto alguns jornais latino-americanos publicaram em suas edições de terça fotos na capa, as publicações europeias e americanas deram destaque na internet.

No começo da noite desta segunda-feira, a matéria sobre os protestos era a mais lida no portal britânico da BBC. O texto do site do jornal espanhol "El País", chamado 'Por que Brasil e agora' foi compartilhado mais de 55 mil vezes no Facebook.

Na capa de seu site global, o americano "The New York Times" informa sobre as milhares de pessoas que compareceram às manifestações e o caráter difuso das demandas. Como ilustração, a concentração de pessoas no Largo da Batata, em Pinheiros (zona oeste de São Paulo). Ao longo do dia, o jornal americano também ampliou a cobertura.

No portal da emissora americana CNN, os protestos também ocuparam local de destaque.

O britânico "Guardian" colocou os protestos brasileiros como primeiro destaque, dando ênfase na reivindicação contra o alto custo de vida no Brasil. Na BBC, a foto é de um carro sendo queimado no centro do Rio, fazendo menção aos gastos para a realização da Copa do Mundo e da Copa das Confederações.

O futebol também foi o principal enfoque dado pelo italiano "Corriere della Sera" e dos franceses "Libération" e "Le Figaro". O espanhol "El País" dedicou duas páginas de sua edição impressa e artigos dos correspondentes no país, como Juan Arias.

O enviado do jornal ao Rio diz que o país está "perplexo" com as manifestações que, segundo ele, eram inesperadas. Na América Latina, fotos das manifestações em São Paulo e no Rio fizeram parte das capas do argentino "La Nación", do chileno "La Tercera" e do mexicano "El Universal".


Endereço da página:

Links no texto: