Folha de S. Paulo


Passe Livre marca novo protesto para hoje no centro de São Paulo

O Movimento Passe Livre, responsável por organizar os protestos contra o aumento das tarifas na cidade de São Paulo, marcou uma nova manifestação para a tarde desta terça-feira. O ato está marcado para começar às 17h na praça da Sé, no centro da capital paulista.

Esse será a sexta manifestação feita pelo grupo contra o aumento das passagens de ônibus, metrô e trem em menos de duas semanas. Os outros atos foram marcados por confrontos com a polícia. No dia 13, o protesto chegou a deixar cerca de cem feridos, e mais de 200 pessoas detidas.

Com aproximação de protesto, Palácio dos Bandeirantes é fechado
Aposentada de 82 anos participa de ato contra as tarifas em SP

Na quarta-feira, representantes do grupo devem se reunir com o prefeito, Fernando Haddad (PT), no sindicato dos jornalistas, também na região central. O encontro está marcado para às 10h. No mesmo dia, o Passe Livre deve apoiar às 7h um protesto do MTST ( Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) junto com o grupo Periferia Ativa, na estrada do M'Boi Mirim, em Piraporinha, zona sul.

No protesto dessa segunda-feira (17) a polícia acompanhou o protesto de longe e não tentou reprimir o ato e delimitar as vias que seriam usadas pelos manifestantes. Com isso, houve ainda menos atos de vandalismo e o protesto seguiu de forma pacífica na maior parte do tempo.

O ato gerou confusão apenas no final da noite, com os manifestantes já diante do Palácio dos Bandeirantes --sede do governo estadual. Um pequeno grupo chutou e atirou objetos contra um dos portões do local, que acabou sendo derrubado. A polícia, porém, usou bombas de gás lacrimogêneo e conseguiu evitar que as pessoas entraram no prédio.


Endereço da página:

Links no texto: