Folha de S. Paulo


Ato em solidariedade a protestos reúne 5.000 em Juiz de Fora (MG)

Moradores de Juiz de Fora (MG) saíram às ruas nesta segunda-feira (17) em solidariedade às manifestações pelo país motivadas por reajustes nas tarifas do transporte público.

Segundo os organizadores, cerca de 5.000 pessoas percorreram cerca de 1,5 km entre a praça do bairro São Mateus e o parque Halfeld, no centro, tradicional ponto de manifestações populares e políticas da cidade. Cerca de 200 policiais acompanharam o ato.

"Manifestantes se dividem durante passeata em São Paulo
Pai, filhas e neta participam de protesto contra tarifas em SP
Em Brasília, protesto reúne 2.000 pessoas, diz PM
PM usa bombas de gás e balas de borracha durante protesto em BH
Ato contra aumento de tarifas e Copa reúne 5.000 em Salvador

Não houve registro de confrontos.

O movimento em Juiz de Fora ganhou o nome de "Junta Brasil". Participantes atenderam ao pedido dos organizadores para não usarem máscaras ou recursos para esconderem o rosto.

"Se estamos certos, não temos por que nos esconder", disse o estudante de história Arthur Cabral, um dos organizadores do movimento.

Cartazes pediam a melhoria das condições do transporte público na cidade, defendiam o passe livre e criticavam o excesso de gastos públicos com os torneios da Fifa no país. Manifestantes entoaram o hino nacional, convocando a população a participar do ato.

"A cidade inteira está comentando sobre os protestos. Nunca vi as pessoas se indignarem tanto como agora. O objetivo é mostrar que o Brasil é um só", afirmou Cabral.

A convocação para o protesto foi feita por meio de redes sociais. "Achávamos que iriam no máximo umas 200 pessoas", disse a estudante do ensino médio Letícia de Paula, uma das organizadoras.

TRANSPORTE PÚBLICO

A tarifa de ônibus em Juiz de Fora, cidade que tem 516 mil habitantes, é de R$ 2,05.

O sistema é usado por cerca de 7 milhões de usuários por mês, conforme o sindicato dos trabalhadores do setor.

Hoje, quase a totalidade dos cerca de 580 ônibus da frota passam pelo centro da cidade, o que gera transtornos no trânsito.

Além disso, os usuários reclamam de atraso nos horários das linhas, ônibus cheios e veículos sem conforto.


Endereço da página:

Links no texto: