Folha de S. Paulo


Protesto em apoio às manifestações no Brasil reúne 150 em San Diego

Cerca de 150 brasileiros se reuniram em San Diego, na costa oeste dos Estados Unidos, neste domingo (16), em solidariedade aos protestos contra o aumento da tarifa do ônibus, metrô e trem que acontecem nas cidades do Brasil.

Enquete: O movimento Passe Livre vai conseguir reduzir o preço das tarifas?
Vai participar? Envie sua foto para a Folha
Veja o mapa das manifestações pelo mundo
Mais de 2.800 brasileiros protestam na Europa e nos EUA contra aumento de tarifas

Segurando cartazes com as frases "Quem não luta consente", "Stop brazilian police violence" e "Democracia não tem limites", os manifestantes percorreram a Ocean Beach, na cidade californiana.

Vários apareceram vestidos de branco, como forma de expressar o caráter pacífico do movimento, enrolados em bandeiras do Brasil e com máscaras do filme "V de Vingança".

Os manifestantes cantaram o hino nacional e entoaram cânticos fazendo referência ao "orgulho de ser brasileiro". Muitos norte-americanos, de acordo com os organizadores, aplaudiram os manifestantes.

Segundo a organização do evento, o principal objetivo do protesto foi fazer um "manifesto" contra a precariedade do transporte público, o ineficiente sistema educacional e de saúde, a falta de segurança e a política corrupta dos governos do Brasil.

Felipe Barbieri, 21, que mora em San Diego desde janeiro, foi um dos participantes. "Em agosto, volto para o Brasil e se ainda houver manifestações, pretendo me juntar a elas", disse.

Segundo ele, tanto as demandas pela redução da passagem de ônibus e metrô como o aumento da repressão policial foram motivos importantes para a organização do protesto.

Editoria de Arte/Folhapress
Clique na imagem e veja onde acontecerão os protestos ao longo da semana
Clique na imagem e veja onde acontecerão os protestos ao longo da semana

PARTICIPAÇÃO

Se você for participar ou se sentir prejudicado pela manifestação, envie seu relato ou imagens para a Redação. Elas poderão ser publicadas pela Folha.

O leitor pode acessar a página "Envie sua notícia" para enviar as informações (nome completo, idade e local), ou encaminhá-las diretamente pelo e-mail enviesuanoticia@grupofolha.com.br ou enviar pelo Instagram com a hashtag #InstaFolha09.


Endereço da página:

Links no texto: