Folha de S. Paulo


Maria Stella Ribeiro D'Elia (1937-2013) - Cozinheira e artesã de mão cheia

Quinta filha de uma família de oito -e a mais jovem das três mulheres-, Maria Stella Ribeiro D'Elia formou-se em letras neolatinas pela PUC de Campinas.

Chegou a exercer a profissão quando deu aulas de português em escolas daquela cidade e de Santa Rosa de Viterbo, cidade do interior paulista onde nasceu em 1937.

No entanto, suas verdadeiras paixões eram as artes manuais, a música e o cuidado com as plantas, lembra o irmão mais velho, o jornalista José Hamilton Ribeiro, 77, correspondente de guerra e autor de reportagens vencedoras do Prêmio Esso.

Costurava muito bem. Era autora de bordados sem defeitos, dignos da alta-costura, dizem os familiares, sempre presenteados com caprichados panos de prato, almofadas, bandejas e caixinhas de mosaico.

Também cozinheira de mão cheia, toda vez que o neto Renato a visitava, Stella preparava um sonho que ele diz jamais se esquecer.

Feliciano, o genro, lembra ainda que ela nunca deixava de arrumar a estatueta do compositor Beethoven, que ficava em cima do piano.

Torcedora do Palmeiras, Stella gostava de ouvir as boas notícias relacionadas ao time, recorda outro neto, Marcelo, com quem assistia aos jogos do Verdão, mesmo ele sendo são-paulino.

Morreu na sexta-feira (14), aos 76 anos, e foi enterrada no sábado no Cemitério da Saudade, em Campinas.

Deixa dois filhos, Maria Eugênia e Pedro Paulo, e cinco netos, Marcelo, Renato, Rafaela, João e Angelina -ainda na barriga, esta última nasce em setembro.


Endereço da página: