Folha de S. Paulo


Manifestação em Boston reúne brasileiros contra a repressão policial

Na cidade de Boston, em Massachusetts (EUA), um grupo formado por pesquisadores, trabalhadores, voluntários e estudantes se reuniram neste domingo para dar "apoio às manifestações e contra a violência e repressão policial que os cidadãos de São Paulo têm sofrido".

Vai participar? Envie sua foto para a Folha
Veja o mapa das manifestações pelo mundo
Mais de 2.800 brasileiros protestam na Europa e nos EUA contra aumento de tarifas

Os manifestantes se encontraram por volta das 16h30 (horário local) em frente ao prédio do MIT (Massachusetts Institute of Technology). De lá caminharam em direção a Memorial Drive, onde o grupo parou na ponte Harvard para tirar uma foto. A caminhada terminou no Boston Common, principal parque da cidade.

O estudante paulistano Roger Koeppl, 24, está em Boston para realizar um curso sobre desenvolvimento de lideranças globais na Babson College e se diz frustrado por não estar em São Paulo para participar dos protestos.

"Estou muito frustrado de não poder estar em São Paulo. Saímos da acomodação, entramos na incomodação e, enfim, partimos para a ação. O povo está reaprendendo a usar a força da sua voz, e espero que com isso consigamos um governo que trabalhe pelo povo e não por outros interesses", disse Koeppl.

Outra brasileira que participou da caminhada em Boston foi Ana Paula Alves, 24, que está há quatro meses morando nos Estados Unidos para estudar inglês. Ela conta que participou do protesto realizado hoje em Boston.

Segundo Alves, apenas 200 pessoas participaram do protesto, que teve a presença de estudantes de outras nacionalidades. "Mais de 1.500 pessoas foram convidados, mas apenas 590 confirmaram e 200 compareceram", disse Alves.

Alves diz que ficou decepcionada com a falta de participação dos brasileiros, já que a cidade de Boston é uma das maiores comunidades brasileira nos Estados Unidos.

"Fiquei contente e triste ao mesmo tempo. Contente, pois é válida toda iniciativa a favor das manifestações e contra a repressão militar. Fiquei triste, pois Boston tem a maior comunidade brasileira e muitos não compareceram. Apenas os estudantes internacionais politizados e com uma situação boa no Brasil foram manifestar. Achei lamentável, pois moro no bairro brasileiro. Estou indignada em como o imigrante brasileiro e ilegal com sub emprego aqui não compareceu".

PARTICIPAÇÃO

Se você for participar ou se sentir prejudicado pela manifestação, envie seu relato ou imagens para a Redação. Elas poderão ser publicadas pela Folha.

O leitor pode acessar a página "Envie sua notícia" para enviar as informações (nome completo, idade e local), ou encaminhá-las diretamente pelo e-mail enviesuanoticia@grupofolha.com.br ou enviar pelo Instagram com a hashtag #InstaFolha09.


Endereço da página:

Links no texto: