Folha de S. Paulo


Manifestação em apoio a protestos no Brasil leva 2.000 às ruas de Dublin

Cerca de 2.000 pessoas foram a um dos principais pontos turísticos de Dublin --o Spire, monumento em forma de agulha, situado na região central da cidade-- neste domingo para um ato em apoio aos manifestantes brasileiros.

Os números são da polícia local --a Garda--, que acompanhou o evento, chamado Brazil Awakening Dublin (em português, o nome escolhido foi Desculpe pelo Transtorno, Estamos Melhorando o País!). O movimento ocupou a faixa central de uma das principais avenidas de Dublin, a Avenida O'Connel, local onde está localizado o monumento Spire.

Vai participar? Envie sua foto para a Folha
Veja o mapa das manifestações pelo mundo
Mais de 2.800 brasileiros protestam na Europa e nos EUA contra aumento de tarifas

Segundo Andréa Cordeiro, uma das organizadoras do evento, a quantidade de pessoas que compareceram surpreendeu a organização. "Tínhamos pouco mais de 3.000 presenças confirmadas no Facebook, mas não imaginávamos que as pessoas de fato fossem para a rua".

Os principais motivos para a manifestação, de acordo com os organizadores, são o fim da corrupção, o abusivo aumento da tarifa e a precariedade do transporte público, e o posicionamento contra a PEC 37 (Proposta de Emenda à Constituição).

A ideia surgiu na sexta-feira (14) mas, segundo Andrea, que é jornalista e vive na Irlanda há um ano e meio, no sábado a organização se deu conta de que o evento seria maior do que se imaginava.

Os responsáveis pelo evento fizeram uma reunião --na qual compareceram cerca de cem pessoas-- e falaram novamente com a polícia antes do protesto.

"Eles deixaram a gente super a vontade para fazer o que a gente quisesse", relata Cordeiro, que explica ainda que a única solicitação das autoridades foi que o trânsito não fosse bloqueado.

Acauan Malta, de 28 anos, criador do evento na rede social Facebook, disse que o número de pessoas que compareceram foi surpreendente."Foi muito emocionante ver mais de duas mil pessoas sentadas no chão e erguendo seus cartazes", disse.

Outra participante e organizadora do evento, a paulistana Carolina Valeis, conta que os manifestantes levaram flores para os policiais.

"No final, fizemos uma homenagem para a polícia: sentamos no chão, agradecemos e aplaudimos".

Segundo Valeis, que está na Irlanda há apenas um mês, a manifestação foi uma forma de apoiar os brasileiros que estão indo às ruas, "mesmo de longe". "Se eu estivesse no Brasil eu iria para a rua, não apenas pelos vinte centavos, mas por tudo", diz.

O brasileiro Jaison Mannrich também mora na cidade e diz que as manifestações o fizeram recordar dos motivos que o levaram a procurar vida nova em outro país. "Não tinha mais orgulho do Brasil. Espero que daqui eu ajude a construir um país melhor para que um dia eu volte para casa de cabeça erguida", diz.

PARTICIPAÇÃO

Se você for participar ou se sentir prejudicado pela manifestação, envie seu relato ou imagens para a Redação. Elas poderão ser publicadas pela Folha.

O leitor pode acessar a página "Envie sua notícia" para enviar as informações (nome completo, idade e local), ou encaminhá-las diretamente pelo e-mail enviesuanoticia@grupofolha.com.br ou enviar pelo Instagram com a hashtag #InstaFolha09.


Endereço da página:

Links no texto: