Folha de S. Paulo


'Jamais achei que ele fosse atirar', diz repórter da Folha atingida durante protesto

O "TV Folha" deste domingo foi às ruas acompanhar as manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus na cidade de São Paulo.

A jornalista Giuliana Vallone, atingida no olho direito por uma bala de borracha disparada por um policial durante manifestação na quinta-feira passada relatou como foi atingida.

"Eles já tinham mirado em mim outras vezes. Jamais achei que ele fosse atirar", diz.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Além de Giuliana, outros 14 jornalistas foram atingidos por policiais enquanto realizavam a cobertura das manifestações --seis são da Folha.

Segundo o colunista Gilberto Dimenstein, a manifestação é uma resposta ao "vandalismo metropolitano". Para ele, a educação, a saúde e o transporte não funcionam como deveriam. "Com a polícia não poderia ser diferente".

Para o colunista Luiz Felipe Pondé, as manifestações estão revelando um "saudável hábito de reclamar das coisas" --processo esse, considerado lento e trabalhoso para o também colunista Contargo Calligaris, "porém é um projeto de melhoria econômica do país", afirma.

O vereador de São Paulo e ex-capitão da Rota Conte Lopes (PTB) defendeu a ação da polícia durante os protestos. Para ele, a Tropa de Choque "não foi feita para dialogar".

De acordo com o coronel da PM Reynaldo Simões Rossi, a atuação da PM não admite excesso de conduta de seus pares. "Não houve nenhum interesse em impedir a cobertura jornalística", alegou.


Endereço da página:

Links no texto: