Folha de S. Paulo


'Queremos falar com o prefeito, mas a pauta é a redução da tarifa'

A estudante de direito Nina Cappello, 23, é uma das organizadoras das manifestações do Movimento Passe Livre. Ela diz que o movimento quer conversar com o prefeito Fernando Haddad (PT), mas somente sobre a redução da tarifa de ônibus. O prefeito está em viagem oficial em Paris hoje (11), quando os manifestantes planejam um novo protesto na avenida Paulista.

Protestos marcados para hoje devem travar trânsito na região da av. Paulista
Em Paris, Alckmin diz que protesto que interrompe tráfego é caso de polícia
Análise: Coexistência se aprende coexistindo

*

Folha - O grupo não tem líderes?

Nina Cappello - Não queremos personificar o movimento. Somos um grupo sem lideranças. Sou mais uma integrante do movimento, como os outros, que lutam pela redução da tarifa.

Quem são as pessoas que cometeram os atos de vandalismo na semana passada?

São pessoas que aderiram, mas não são necessariamente do Passe Livre, que é aberto a quem quiser participar. Não temos como controle das atitudes das pessoas, mas somos contra violência e o vandalismo. Mas o grupo foi reprimido pela PM nas duas manifestações da semana passada. Não podemos controlar as reações de ninguém. O passe livre está aberto a quem quiser participar.

O prefeito diz que colocou pessoas à disposição, mas que vocês não quiseram dialogar.

Estamos protocolando um pedido na prefeitura com uma audiência com o prefeito, mas a pauta é a redução da tarifa. Fomos procurados por integrantes da prefeitura, mas para falar de outros assuntos que não são esse, eles querem falar para a gente sobre a política de transportes e a discussão agora é a questão da tarifa.

Como vocês se preparam para as manifestações?

Hoje, estamos nos organizando e conversando por telefone e pela internet, mas após a divulgação a gente vai ao local da manifestação e se concentra ali. Imprimimos o material de divulgação numa gráfica e saímos distribuindo.

E haverá novos atos depois de hoje?

Na quinta-feira [13], haverá outro grande ato, provavelmente no centro da cidade.


Endereço da página:

Links no texto: