Folha de S. Paulo


Passagens de ônibus no Rio ficam 7,3% mais caras a partir de hoje

O preço da passagem de ônibus na cidade do Rio de Janeiro ficou 7,3% mais cara a partir de hoje. O reajuste da tarifa foi de R$ 2,75 para R$ 2,95.

Segundo contrato de concessão, o reajuste anual da tarifa deveria ter sido aplicado em 1º de janeiro, mas a prefeitura decidiu adiar o aumento após solicitação do governo federal --que se preocupava com o impacto da medida na inflação no início do ano.

Na quarta-feira (29), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), autorizou em decreto publicado no "Diário Oficial" da Cidade o reajuste.

Com o decreto, a cidade passa a ter a partir da meia-noite de sábado apenas uma tarifa para todos os ônibus urbanos, em vez das seis tarifas distintas em vigor. Assim, os coletivos que contam com ar-condicionado deixam de ter uma tarifa diferenciada. Segundo o decreto, haverá redução no valor da passagem para se igualar ao preço da tarifa dos ônibus sem ar-condicionado.

Os passageiros também poderão fazer qualquer integração de um ônibus para outro na cidade pela tarifa básica através do Bilhete Único Carioca. A prefeitura afirma que o reajuste foi calculado com base em índices da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com a Secretaria de Transportes, a medida beneficiará cerca de cinco milhões de passageiros por mês que viajam em ônibus urbanos com ar-condicionado


Endereço da página: