Folha de S. Paulo


'Não pude proteger os meus clientes', diz dona de restaurante Ruella em SP

Há 17 anos saio da Vila Olímpia para trabalhar no Ruella superfeliz e realizada. Ontem [anteontem], estava uma noite deliciosa, fria, cheia de casais e famílias celebrando a vida.

Criei e fiz meus seis restaurantes entre Rio e São Paulo sempre pensando em receber amigos em casa.

Um lugar aconchegante que estimule as relações e o amor. Com detalhes cheios de histórias para contar.

Já passei por várias situações complicadas nesses 23 anos como chef e "restauratrice", mas nunca um arrastão. Nem imaginava que pudesse acontecer.

Foi uma sensação de impotência ver meus colaboradores acuados e clientes com medo. Sem que eu pudesse fazer nada para protegê-los.

Foi tudo muito rápido, mas deu tempo de ter muitos sentimentos e eu só conseguia pedir: "por favor, que ninguém se machuque".

Voltei ao Brasil em 1996 depois de três anos na França. Ainda acreditava que poderia mudar o mundo. E é frustrante a sensação de que tudo está errado no país que você ama e escolheu para viver.

Pago meus impostos em dia, resolvo meus erros, traço minhas vitórias, tenho compaixão ao próximo, amo a vida, cuido da minha equipe como da minha família e respeito a todos.

Faço minha parte como cidadã proativa. E só peço aos políticos --a quem pago os salários, mordomias, 14º, 15º, entre outros --que façam a parte deles.

Eles nos devem satisfação de cada centavo que gastam dos cofres públicos.

CONCHAVOS

Nossas leis são arcaicas e burocráticas para criar a necessidade de conchavos, subornos e desvios.

Nossa polícia é despreparada, mal treinada, mal armada, mal remunerada.

São Paulo era a terra da gastronomia, da diversão, da arte, do trabalho. Mas, graças ao total abandono que vivemos, virou terra de ninguém. Melhor dizendo, virou a terra do arrastão, das chacinas.

Peço ao poder público que ajude a quem apenas busca ser competente, honesto e profissional. Só desse jeito poderemos construir um Brasil justo, sem esmolas. Com oportunidade para todos. Não dá para ser feliz sozinho.

DANIELLE DAHOUI é proprietária do restaurante Ruella


Endereço da página: