Folha de S. Paulo


Com dois anos e meio de atraso, terminal Pinheiros será aberto em SP

Com pelo menos dois anos e meio de atraso, a prefeitura vai abrir hoje o terminal Pinheiros de ônibus, ao lado da estação de metrô de mesmo nome, da linha 4-amarela.

Inicialmente, apenas sete linhas de ônibus vão passar por ali. A estimativa é de que 16 mil passageiros usem o terminal diariamente --veja a lista de linhas e seus itinerários no site da SPTrans .

A prefeitura estima que em 30 dias cerca de 15 linhas abasteçam o terminal --batizado de Victor Civita--com 60 mil passageiros dia.

O terminal faz conexão com a linha 4-amarela e a linha 9-esmeralda da CPTM e foi feito para receber as linhas que passam pelo largo da Batata.

A obra faz parte do programa de requalificação do largo, que foi idealizado há cerca de dez anos.

O projeto que prevê intervenções urbanas as quais já atraem empreendimentos comerciais para a região da avenida Faria Lima passou por pelo menos quatro gestões.

Em 2009, foi informado que a previsão de entrega das obras do largo e do terminal era para 2010, mas o cronograma foi alterado para o fim de 2011.

No fim do ano passado, o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) inaugurou o terminal, porém ele não começou a funcionar porque obras viárias do entorno não estavam prontas.

As obras do terminal ficaram paradas por cerca de seis meses entre esses dois anos.

Um dos motivos do atraso nas obras de revitalização do largo foi o desabamento das obras da linha4-amarela, em 2007, que matou sete pessoas.

O terminal também teve seu projeto alterado. Inicialmente, ele teria 2 mil metros quadrados, mas o tamanho foi para 10 mil metros quadrados.

Na tarde de ontem, funcionários ainda instalavam os painéis eletrônicos que vão indicar os itinerários dos ônibus. A administração prevê finalizar neste ano todas as obras do novo largo da Batata. (GIBA BERGAMIM JR.)


Endereço da página:

Links no texto: