Folha de S. Paulo


MEC contraria Ministério da Saúde e vacina todos os servidores contra H1N1

O Ministério da Educação deu início, nesta semana, à licitação para compra de 3.750 doses de vacina contra o vírus A (H1N1) para seus servidores em Brasília --entre comissionados, concursados, prestadores de serviços e estagiários.

A decisão de vacinar todos os funcionários da pasta contraria o posicionamento do vizinho Ministério da Saúde e aproxima o MEC de empresas privadas que oferecem a imunização a seus quadros.

Campanha de vacinação contra a gripe em SP termina hoje

A questão é que o governo federal oferece na rede pública a vacina apenas para os grupos prioritários: grávidas, puérperas (que deram à luz em até 45 dias), maiores de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, profissionais da saúde, presos, indígenas e doentes crônicos.

Os demais perfis não são vacinados na rede pública sob o argumento de que é melhor concentrar esforços para atingir altas taxas de imunização nos grupos com risco aumentado para agravamento por gripe. Além disso, a Saúde explica que em nenhum lugar do mundo jovens saudáveis são prioridade nas campanhas.

A vacinação de apenas parte da população já foi alvo de crítica de gestores no país, mas o Ministério da Saúde reforçou o posicionamento sobre a importância de vacinar apenas aqueles com perfil de risco. No ano passado, o Sul do Brasil sofreu com a circulação do H1N1 e insistiu para ampliar a vacinação para toda sua população.

Questionado sobre o motivo de a pasta vacinar todos os seus servidores, o Ministério da Educação informou que a campanha de vacinação contra a gripe faz parte de "programa de atenção à saúde voltado aos servidores, como forma de minimizar a ocorrência de surtos epidêmicos e buscando evitar prováveis ausências, reduzir as licenças médicas e colaborando para a manutenção da saúde e do bem-estar dos servidores e colaboradores do MEC".

De acordo com o edital, a campanha de vacinação é realizada na pasta desde 2009. No documento, não há uma estimativa do montante a ser gasto com a compra.


Endereço da página:

Links no texto: